terça-feira, 18 de setembro de 2007

1.2 - Partes Internas do Gabinete (Hardware)

Placa-Mãe: A placa-mãe é um dos principais componentes do computador. Conecta todos os dispositivos internos, ou seja, tudo que existe dentro do computador está conectado de uma forma ou outra à placa-mãe. Também é conhecida como motherboard.




Fonte de Alimentação: A fonte de alimentação tem a função principal de transformar a tensão que vem da rede elétrica em uma tensão muito menor, contínua e apropriada aos componentes internos do computador. Fornece energia a todos os dispositivos internos do computador.




Disco Rígido (HD): A unidade de Disco Rígido (em inglês Hard Disk) é o principal e mais comum dispositivo de armazenamento encontrado nos computadores, pois é capaz de armazenar grandes quantidades de dados (informação), além de ter uma grande velocidade de leitura/escrita. É popularmente conhecido como Winchester.




Drive de CD-ROM: O drive de CD-ROM é uma unidade de armazenamento que tem a função de apenas ler dados gravados em CDs. Porém, é cada vez mais comum encontrarmos drives de CD-RW que também são capazes de gravar dados em CDs.





Drive de Disquete: O drive de disquete tem a capacidade de ler e gravar dados em disquetes. Já existiram drives de disquete de vários tamanhos e capacidades, mas hoje em dia, praticamente só encontramos dives de 3 1/2’’ (polegadas) e que suportamdisquetes de 1.44 MB (Megabytes) de capacidade.





Placas off-board: Off-board é um termo utilizado para se referir as placas auxiliares que não estão integradas (embutidas) diretamente na placa-mãe (chamadas de on-board). Estas placas são conectadas perpendicularmente à placa-mãe através do que chamamos de “slots”. Existem placas off-board que realizam várias funções. As mais comuns são as placas de Rede, Vídeo e Som.


CPU ou Processador: É o cérebro do computador. Conhecido como CPU (do inglês, Unidade Central de Processamento), o processador é um conjunto de circuitos integrados complexos que possuem vários blocos funcionais, ou seja, que realizam funções predeterminadas. Uma das principais funções do processador é interpretar e executar as instruções que vem dos programas e do sistema operacional. É ele quem coordena as ações entre os dispositivos internos do computador para fazer as coisas acontecerem.


Memória RAM: É responsável por armazenar temporariamente os dados que o processador está trabalhando. Praticamente todos os dados que trafegam pelo computador vão primeiro para a memória RAM antes de seguir para o destino final. Podemos comparar a memória RAM como a mesa de trabalho do processador. É aonde o processador vai acumulando os dados para ir trabalhando com eles conforme a necessidade, ou seja, quando mais memória melhor.

Nenhum comentário: